Manezinha rendeira da Villa da Nascente - Floripa
- Pousada Villa da Nascente
- 31 de ago. de 2018
- 1 min de leitura
"Engana-se quem pensa que apenas tramamos fios e fazemos renda, na verdade tramamos vidas e fazemos história".
Para manter a tradição "manezinha" Fernanda Gonçalves coordena o projeto "O Resgate da Arte da Renda de Bilro" onde ensina moradores do bairro Rio Vermelho no norte da ilha a fazer a renda.

Fernanda Gonçalves cantando a "ratoeira" que quer dizer armadilha, canto das rendeiras com versos improvisados para encantar os namorados e amigos.

Roda de rendeiras no largo do Mercado Público de Florianopolis, acontece toda última sexta-feira do mes reunindo rendeiras do Rio Vermelho, Sambaqui, Lagoa e Rio Tavares

Os "bilros", são estas peças de madeira feitos à mão para enrolar as linhas. Com apoio da cópia de um trabalho já feito as rendeiras vão tramando os fios fazendo jogando os bilros de um lado para outro e prendendo com alfinetes, utilizando pontos como Tramoia, Perna cheia e Maria morena.

Trabalhos prontos .

Nossos hóspedes poderão ver de perto como é feito e apreciar algumas peças de renda de bilro na Pousada Villa da Nascente com a Patricia Zanicotti que se naturalizou "manezinha" quando veio morar em Florianópolis apaixonando-se pela arte de fazer renda de Bilro.
コメント