Pesca da tainha em Floripa
- Pousada Villa da Nascente
- 29 de mai. de 2018
- 2 min de leitura
Esta é a praia do Moçambique em Florianópolis, e aqui no canto das Aranhas é onde todos os anos na temporada de inverno os pescadores do Rio Vermelho fazem a pesca da tainha. O acesso é pela Trilha da Nascente com 2 km de caminhada saindo da Pousada Villa da Nascente até a praia e mais 2 km até o canto das Aranhas. No primeiro trecho passamos pela nascente do Rio Vermelho, a qual deu origem ao nome do bairro São João do Rio Vermelho, dunas e um bosque antes de chegar à praia com tempo de caminhada em torno de 30 minutos.

O percurso é tranquilo com as dunas como o único trecho que oferece mais dificuldade para caminhar. Mas vale a pena enfrentar o caminho pela beleza e paisagem rústica e bucólica. O segundo trecho é... é caminhar em uma praia maravilhosa, praia limpa sem poluição, sem barraquinhas, sem ambulantes... só paz e felicidade.
Agora vamos ao que realmente viemos ver e mostrar para todos, a "pesca da tainha", tradição manezinho. A pesca da tainha é um dos maiores eventos culturais de Florianópolis que movimenta a comunidade, a economia, a gastronomia e praticamente todos os pescadores, principalmente os "manezinhos", filhos dos Manoéis vindos de Portugal e Açores.

A expectativa é grande pela chegada das tainhas. É um espetáculo que alvorossa os pescadores pela beleza e rusticidade da pratica da pesca artesanal que se transforma no show da vida. Acho que alguns vivem só para esperar esta época, esperar pelas Tainhas.
Bota a canoa na água, bota canoa na água ! É grado !!!
E não demorou para depois do grito de que tinha entrado um cardume de tainhas para botarem a canoa na água. A canoa é de "gurupuvú" como dizem eles, feita de um pau só, do tronco da árvore e movida à remos para não espantar os peixes.
Em pouco tempo a canoa deu o "lançe" e voltou com a outra ponta da rede e aí ... lá vem tainha !!!
É uma gritaria, correria, para não dizer desespero para não perder nenhuma tainha. "Vai, vai, pisa no peso, pisa no peso caralho", "vai fechando, vai fechando" !!! É assim que eles falam, repetem sempre o que querem dizer.
E assim a rede vem sendo recolhida ao longo da praia, passo a passo puxada por pessoas que fazem isto com paixão, com amor. Depois de ter participado da pesca, consegui entender porque é um período tão esperado , mais que outras datas como Natal e Ano Novo, porque a loucura dos pescadores ao ouvir falar que "as tainhas chegaram" !!! Entendi que está no sangue, na cultura, no instinto de pescar e levar a recompensa para casa. Pescar tainhas é acima de tudo uma honra em manter a tradição, em dar o show e receber um troféu que não tem preço.

Para finalizar podemos dizer que "uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa" na pesca da tainha e na pesca normal. Pescar tainha é arte, é emoção, é ser manezinho, é manter as tradições da ilha vivas e assim fazer com que ela continue sendo mágica !!!
Comments